Results for 'Thiago de Castro Leite'

1000+ found
Order:
  1.  9
    O domínio da arte no pensamento de Hannah Arendt.Thiago de Castro Leite - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):548-563.
    Este artigo propõe uma reflexão acerca do domínio da arte na perspectiva de Hannah Arendt. A partir da análise do pensamento da autora, de seus esforços em problematizar a relação dos homens com o âmbito da arte e das inúmeras vezes em que convoca produções artísticas para examinar a experiência humana no mundo, vislumbra-se identificar as especificidades atribuídas por ela às linguagens artísticas, bem como compreender a relevância da arte na constituição de um legado humano material, imaterial e simbólico, um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Dois problemas decisivos sobre Para uma filosofia do ato: o mundo cindido e os atributos do Ser e do ato ético.Edson Soares Martins, Francisco de Freitas Leite & Newton de Castro Pontes - 2012 - Bakhtiniana 7 (2):123-141.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    The pre-reflexive presence of the other and the being-for-the-other as a third ecstasis in Sartre’s phenomenological ontology.Fabio Caprio Leite de Castro - 2024 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 31:19-28.
    Este artículo presenta una interpretación del ser-para-otro en la ontología fenomenológica de Sartre. A partir de un análisis contextual de la fenomenología de la mirada en El ser y la nada, formulamos el problema del ser-para-otro como tercera ek-stasis. Si admitimos que el ser-para-otro surge de una profundización de la segunda ek-stasis (reflexión) y que, por tanto, está siempre condicionado por ella, corremos el riesgo de caer en la ilusión de la primacía del ser-para-sí. En oposición a esta interpretación, presentamos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    O problema da empatia na fenomenologia da intersubjetividade de Husserl.Fabio Caprio Leite de Castro - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44596.
    No debate teórico sobre a empatia, há uma recente renovação do interesse pelo modelo husserliano. Após uma análise prévia sobre o lugar da empatia na fenomenologia transcendental, propõe-se uma investigação sobre como Husserl desenvolveu sua perspectiva, a partir de dois textos, em especial, nas Ideias II (Hua 4) e na Fenomenologia da Intersubjetividade (Hua 13, 14 e 15). Avalia-se inicialmente, nas Ideias II, qual é o papel da empatia, na constituição da realidade anímica. Em seguida, propõe-se, a partir da Fenomenologia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Apresentação.Fabio Caprio Leite de Castro & Maximiliano Zapata - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):403-407.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Le refus de la théorie et le sens pratique de la mauvaise foi chez Jean-Paul Sartre.Fabio Caprio Leite de Castro - 2005 - Bulletin d'Analyse Phénoménologique 1.
    Le statut théorique du rapport cognitif entre sujet et objet a été refusé par Sartre depuis ses premiers textes phénoménologiques et surtout dans L?Être et le Néant . C?est justement le rapport existentiel et immédiat de la conscience au monde, c?est-à-dire la conscience (de) soi, qui nous donne le point le plus substantiel dans la description phénoménologique sartrienne de la liberté. La conscience est plongée dans le monde et elle ne peut jamais lui échapper. Toutefois, elle peut quand même essayer (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    O outro do “quadro referencial teórico” – uma resposta a Lorenz Puntel.Fabio Caprio Leite de Castro - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):235-264.
    O artigo tem o objetivo de oferecer uma resposta às críticas que Puntel fez a Levinas em seu livro Ser e Deus. Iniciamos nossa abordagem com uma contextualização do pensamento punteliano. Dado esse passo inaugural, propomos uma análise de seu exame crítico à obra de Levinas em dois tempos, seguindo a ordem de seus argumentos em Ser e Deus. Primeiramente, analisamos as críticas de Puntel às “assunções fundamentais” da filosofia levinasiana, sobre teoria/conhecimento, metafísica e Ser. Depois disso, analisamos suas críticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    Yvonne Picard e a fenomenologia entre Husserl e Heidegger.Fabio Caprio Leite de Castro - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):779-797.
    Este artigo tem por objetivo apresentar e avaliar o pensamento da filósofa Yvonne Picard, a partir do único texto por ela publicado, Le temps chez Husserl et chez Heidegger. Por ser uma filósofa pouco conhecida no Brasil, será feita uma breve contextualização do seu escrito, que se insere em um momento decisivo para a recepção da fenomenologia na França, ao final dos anos 1930 e início dos anos 1940. Depois disso, mostraremos em diferentes etapas como ela procurou confrontar a filosofia (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Apresentação.Fabio Caprio Leite De Castro & Evandro Pontel - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e35382.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Apresentação.Fabio Caprio Leite De Castro & Evandro Pontel - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e38370.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    The embodied embedded character of system 1 processing.Samuel de Castro Bellini-Leite - 2013 - Mens Sana Monographs 11 (1):239.
  12.  18
    Os riscos de degeneração da democracia contempor'nea – a atomização social e o discurso totalitário. [REVIEW]Fabio Caprio Leite de Castro - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):366-385.
    O presente artigo propõe uma análise dos riscos de degeneração da democracia contemporânea em três pontos. No primeiro ponto, retomamos o tema da possibilidade de degeneração da democracia segundo a perspectiva de Platão e Aristóteles com o objetivo de apresentar os seus traços elementares. No segundo ponto, fazemos uma análise do pensamento de Alexis de Tocqueville, particularmente do modo como ele tratou as ameaças à democracia no quadro do liberalismo político do século XIX. Procuramos mostrar, em um terceiro ponto, que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Uma interface entre o eu-corpo na psicanálise freudiana e o corpo próprio na fenomenologia do corpo.Fabio Caprio Leite de Castro & Cristian Marques - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34968.
    O presente artigo tem por objetivo mostrar, desde a psicanálise freudiana, um caminho possível que a leva ao encontro da filosofia de orientação fenomenológica. Em O eu e o isso, de 1923, Sigmund Freud emprega uma nova noção pouco explorada na literatura psicanalítica: o eu-corpo. O escopo de nossa análise delimita-se à interpretação e à explicitação da noção de eu-corpo tal como esta foi apresentada por Freud, confrontando-a com a fenomenologia em Merleau-Ponty e Michel Henry. Para tanto, propomos uma análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Defesa do humano.Fabio Caprio Leite de Castro & Luã Jung - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e39055.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    À Luz Do Conceito de Esfera Pública de Jünger Habermas: Uma Abordagem de Controle de Licitação Pelo Tribunal de Contas.Gabriela Oliveira Freitas, Marisa Karla Vieira Leite & Renata Apolinário de Castro Lima - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 8 (2):59.
    O presente artigo faz uma reflexão sobre a esfera pública de Jünger Habermas, como uma via de abertura para o debate em todas as dimensões. Objetiva-se apresentar neste trabalho, como o conceito de esfera pública habermasiana pode justificar a atuação do Tribunal de Contas como mecanismo de fiscalização, controle e de construção do mérito administrativo, com foco, nesta pesquisa, para a atuação administrativa nos procedimentos licitatórios. Defende-se que o Tribunal de Contas deve atuar no controle de processos licitatórios, a fim (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Two decisive problems about Toward a Philosophy of the Act: the cleaved world and the attributes of the Being and the ethical act.Edson Soares Martins, Francisco de Freitas Leite & Newton de Castro Pontes - 2012 - Bakhtiniana 7 (2):123 - 141.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Os últimos dias de Sócrates: Kierkegaard e a ironia socrática na Apologia de Platão.Thiago Ribeiro de M. Leite - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):253-264.
    Este artigo trata de uma leitura singular de Kierkegaard acerca de Sócrates. Segundo o filósofo dinamarquês, haveria na ironia de Sócrates um elemento mais profundo, que não só se conecta com seu método, mas também à sua própria filosofia: trata-se do negativo como ponto de vista filosófico. Assim, na leitura de Kierkegaard, toda a filosofia socrática não passa de ironia. O autor busca evidenciar sob qual atmosfera e segundo qual patologia fundamental movia-se o filósofo grego, para compreender sua postura e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  18
    A autonomia da pulsão de morte na metapsicologia freudiana.Fabio Caprio Leite de Castro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):62-101.
    Em Além do Princípio do Prazer, Freud propõe uma especulação sobre a pulsão de morte, mas percebe desde logo a dificuldade de isolá-la da pulsão de vida. A pulsão de morte possui autonomia em relação à pulsão de vida no quadro da teoria pulsional freudiana? Para responder essa questão, delimitando-a à psicanálise freudiana, propõe-se uma abordagem em quatro etapas. Em um primeiro ponto, faz-se um exercício hermenêutico baseado no texto Além do Princípio do Prazer. Logo depois, em um segundo ponto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Os influxos hegelianos em Charles Taylor - Identidade moderna, políticas de reconhecimento e eticidade.Fabio Caprio Leite de Castro - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):3.
    No debate cada vez mais urgente acerca das condições da democracia, sobressai-se o tema do reconhecimento de demandas individuais e coletivas. Na busca de uma avaliação consistente desse tema a obra de Charles Taylor apresenta-se como um importante balizador. Uma das preocupações centrais no pensamento do filósofo canadense é construir uma metodologia capaz de colocar em relevo a formação e a evolução do problema da identidade, eixo sem o qual o próprio discurso sobre a democracia e a participação política permanece (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O avanço da neurociência, a quebra da dogmática do livre-arbítrio E suas implicações na seara penal.Renann de Carvalho Holanda Leite & Thiago Luiz Vasconcelos Bezerra - 2013 - Revista Fides 4 (2):234-247.
    O AVANÇO DA NEUROCIÊNCIA, A QUEBRA DA DOGMÁTICA DO LIVRE-ARBÍTRIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SEARA PENAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Nietzsche: O Niilismo e o Riso da Transvaloração.Thiago Leite - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):51-71.
    O presente artigo parte da relação do riso com o conceito do dionisíaco, no que concerne à “consolação metafísica” em uma existência contraditória e sem sentido, para daí conduzir o problema do niilismo (desvalorização) e da transvaloração a uma conexão com a alegria. Em O Nascimento da tragédia, Dioniso era o deus consolador, que redimia o sofrimento da existência no fenômeno estético; a partir de 1886, ele será o deus cruel, que desejará os seres humanos “mais fortes, mais malvados, mais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  17
    Livros e Bienal.Pedro Paulo Pimenta, Eder Corbanezi, Alexandre Amaral Rodrigues & Rosa Gabriela de Castro Gonçalves - 2021 - Discurso 51 (2):193-205.
    Resenha dos livros Aisthesis. Cenas do regime estético da arte e Le temps du paysage. Aux origines de la révolution esthétique, de Jacques Rancière. De As três fontes das filosofias da história, de Bertrand Binoche, e de A filosofia da fisiocracia: Metafísica, política, economia, de Thiago Vargas. Conta ainda com uma resenha da 34ª Bienal de São Paulo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    Nietzsche: Crítica e Desprezo.Thiago Ribeiro Magalhães Leite - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):88-98.
    ResumoAlguns leitores de Nietzsche podem admitir certa dificuldade em reconhecer os limites entre a crítica, a genealogia e o filosofar com o martelo. Tais limites existem e podem ser delineados se buscarmos o elemento no qual cada uma dessas investidas atua. Este artigo procura elaborar a ideia de que a noção nietzschiana de crítica envolve o desprezo afirmativo, o riso e a zombaria. Ligada, portanto, a uma condição valorativa, a crítica é mais ofensiva, exigente e assumidamente tendenciosa do que se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  28
    Metafísica E ideia: A originalidade da concepção tomista em confronto com Spinoza E Hegel.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira & Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa - 2015 - Synesis 7 (2):1-17.
    As ideias estão em Deus e são compreendidas por seus limites em relação à sua essência ilimitada. A originalidade do ser de Tomás de Aquino pode ser testada se comparada com as múltiplas teorias a respeito da ideia que se desenvolveram ao longo dos séculos na investigação filosófica. Das ideias subsistentes de Platão à ideia como subsistência em Hegel, os percursos aristotélico e tomista revelam-se opções intelectuais moderadas no âmbito gnosiológico, em razão de suas conquistas metafísicas. Deixando de lado os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Jovens : imagens de presença e ausência na cultura.Josimery Costa da Silva, Thiago Tavares das Neves & Gustavo Leite Sobral - 2013 - In Maria da Conceição de Almeida Moura & Alex Galeno (eds.), Ensaios de complexidade 3. Natal: EDUFRN, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Enfrentamentos políticos e midiáticos de fãs de música pop em Cuba.Thiago Soares - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).
    Através da presença de vestígios da cultura pop anglófila na ilha de Cuba, aciona-se pensar as contradições em torno dos fãs de música pop em Havana, que, a despeito de toda tradição revolucionária do regime de governo cubano, instaurado por Fidel Castro na Revolução Cubana, ostentam ícones da cultura norte-americana em seu cotidiano. A maneira com que os fãs de artistas como Madonna e Lady Gaga, por exemplo, adquirem produtos de seus ídolos, a lógica da pirataria como forma de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. XVI Brazilian Logic Conference (EBL 2011).Walter Carnielli, Renata de Freitas & Petrucio Viana - 2012 - Bulletin of Symbolic Logic 18 (1):150-151.
    This is the report on the XVI BRAZILIAN LOGIC CONFERENCE (EBL 2011) held in Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil between May 9–13, 2011 published in The Bulletin of Symbolic Logic Volume 18, Number 1, March 2012. -/- The 16th Brazilian Logic Conference (EBL 2011) was held in Petro ́polis, from May 9th to 13th, 2011, at the Laboratório Nacional de Computação o Científica (LNCC). It was the sixteenth in a series of conferences that started in 1977 with the aim of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  25
    Exploitation in the use of human subjects for medical experimentation: A re-examination of basic issues.Leonardo D. de Castro - 1995 - Bioethics 9 (3):259–268.
    Relatively subtle forms of exploitation of human subjects may arise from the inefficiency or incompetence of a researcher, from the existence of a power imbalance between principal and subject, or from the uneven distribution of research risks among various segments of the population. A powerful and knowledgeable person (or institution) may perpetrate the exploitation of an unempowered and ignorant individual even without intending to. There is an ethical burden on the former to protect the interests of the vulnerable. Excessive or (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  29. O Ofí­cio do Filósofo Estóico, o duplo registro do discurso da Stoa, de Rachel Gazolla.Thiago de Oliveira Barbalho - 2004 - Princípios 11 (15):111-114.
    Resenha do Livro "O ofício do filósofo estóico", de Rachel Gazolla.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    Exploitation in the Use of Human Subjects for Medical Experimentation: A Re‐Examination of Basic Issues.Leonardo D. de Castro - 1995 - Bioethics 9 (3):259-268.
    Relatively subtle forms of exploitation of human subjects may arise from the inefficiency or incompetence of a researcher, from the existence of a power imbalance between principal and subject, or from the uneven distribution of research risks among various segments of the population. A powerful and knowledgeable person (or institution) may perpetrate the exploitation of an unempowered and ignorant individual even without intending to. There is an ethical burden on the former to protect the interests of the vulnerable. Excessive or (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  31.  13
    Cannibal Metaphysics.Eduardo Viveiros de Castro - 2014 - Univ of Minnesota Press.
    The iconoclastic Brazilian anthropologist and theoretician Eduardo Viveiros de Castro, well known in his discipline for helping initiate its “ontological turn,” offers a vision of anthropology as “the practice of the permanent decolonization of thought.” After showing that Amazonian and other Amerindian groups inhabit a radically different conceptual universe than ours—in which nature and culture, human and nonhuman, subject and object are conceived in terms that reverse our own—he presents the case for anthropology as the study of such “other” (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   31 citations  
  32.  27
    The UNaIDS guidance document: A statement against using people.Leonardo D. de Castro & Peter A. Sy - 2001 - Developing World Bioethics 1 (2):135–141.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. In the Multitude of Words, Sin is Not Lacking: Are Codes of Ethics Promoting Corporate Responsibility or Providing Legal Shields?Matheus Dall’Agnol, Luiz Ricardo Kabbach-de-Castro & Dulce M. Redín - forthcoming - Business and Society.
    In the wake of corporate governance scandals, questions arise about the effectiveness and intent of corporate ethical codes: Are they genuine governance mechanisms to enhance corporate responsibility, or are they mere shields against legal risks? This study delves into the linguistic choices within ethical codes, positing that these choices serve as communication devices that articulate a firm’s institutional logic. We use stakeholder theory to differentiate between code language that is governed by instrumental (legal-oriented) or normative (behavior-oriented) logic. Upon analyzing the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A arte de administrar a pobreza.Sérgio França Adorno de Abreu E. Myriam M. Pugliese de Castro - 1987 - In Italo Tronca (ed.), Foucault vivo. Campinas, SP: Pontes Editores.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A interação ensino-serviço como estratégia na formação em saúde.Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha E. Luís César de Castro - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  79
    Business and social reputation: Exploring the concept and main dimensions of corporate reputation. [REVIEW]Gregorio Martín de Castro, José Emilio Navas López & Pedro López Sáez - 2006 - Journal of Business Ethics 63 (4):361-370.
    Different theoretical approaches highlight the growing relevance of corporate reputation as strategic factor. Among these approaches the arguments of the Resource-Based View are special worthwhile (Grant, 1991, California Management Review 33(3), 114–135; Barney, 1999, Sloan Management Review Spring, 137–145). Nevertheless, this topic poses several methodological problems (Barney et al., 2001), as the unavailability to identify and measure this organizational factor, that is “socially complex” and intangible in its nature. In this work, using the findings of our empirical research on Spanish (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  37.  19
    Paleodemografía y biología de los homínidos del Pleistoceno Medio de Europa. El caso de la Sima de los Huesos de Atapuerca.José María Bermúdez de Castro - 1998 - Arbor 161 (635-636):215-234.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  28
    Towards ‘An Intellectual Capital-Based View of the Firm’: Origins and Nature.Gregorio Martín-de-Castro, Miriam Delgado-Verde, Pedro López-Sáez & José E. Navas-López - 2011 - Journal of Business Ethics 98 (4):649-662.
    Economic and social activities are undergoing radical changes, which can be labelled as ‘knowledge economy and/or society’. In this sense, intellectual capital, or knowledge assets, as the fourth factor of production, is replacing the other ones – job, land and capital. This article tries to offer the origins and nature of the firm’s IC that can be labelled as ‘An Intellectual Capital-Based View of the Firm Competition’. This framework tries to highlight the strategic role of different intangible assets like talented (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  39. El cuerpo de la geografía: documento de consulta para las Cátedras de Geografía Humana y Problemática de la Ciencia Geográfica de la Universidad Nacional de San Juan.Susana Aneas de Castro - 1985 - San Juan, República Argentina: Universidad Nacional de San Juan, Facultad de Filosofia, Humanidades y Artes. Edited by Jorge Amancio Pickenhayn.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Amor Ruibal, genial renovador de la filosofia cristiana in Homenaje a Mons. Dr. Octavio N. Derisi en sus ochenta anos.E. Silva de Castro - 1988 - Sapientia 43 (167-168):209-220.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Commodification and exploitation: arguments in favour of compensated organ donation.L. D. de Castro - 2003 - Journal of Medical Ethics 29 (3):142-146.
    This paper takes the view that compensated donation and altruism are not incompatible. In particular, it holds that the arguments against giving compensation stand on weak rational grounds: the charge that compensation fosters “commodification” has neither been specific enough to account for different types of monetary transactions nor sufficiently grounded in reality to be rationally convincing; although altruism is commendable, organ donors should not be compelled to act purely on the basis of altruistic motivations, especially if there are good reasons (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   12 citations  
  42.  15
    Política-Econômica Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    Teodemocracia é a forma de governo apresentada pelo Alvissarismo no segundo selo do quarto tomo de Alvíssara, onde a soberania legislativa deriva do povo e é exercida por ele, através da criação, veto e sanção das leis que regem a sociedade realizadas por via de plebiscitos, telefonia e pela internet. A teodemocracia não se confunde com a teocracia, na medida em que na teocracia o Estado é regido pela religião ou por um sectário religioso, enquanto que na teodemocracia o Estado (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    Alvissarismo.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    Este livro é um resumo simplificado de todas as principais teorias e fundamentos do Alvissarismo expostos no Livro Alvíssara, sendo constituído de forma dialética através de perguntas e respostas. Seu objetivo final é o de servir de introdução a leigos e iniciantes ao estudo sistemático da Doutrina Alvissarista.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Epistemologia Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    A Ciência não tem a explicação para tudo, o seu raciocínio lógico não consegue abarcar a totalidade das coisas, dos fatos e dos significantes. Em verdade, a parte das coisas, dos fatos e dos significantes que a Ciência tem acesso é apenas a ponta do iceberg. A parte submersa é então a Insciência, isto é, o conjunto de coisas, fatos e significantes aos quais a Ciência não tem acesso por estarem além dos limites da origem do Logos. Nisto consiste a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  21
    Metafísica Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    A grande revolução filosófica arquitetada pelo Alvissarismo está justamente na descoberta fundamental dos juízos analíticos a posteriori; desde Kant, não houve sequer um único filósofo com coragem o bastante para questionar a ideia de que todo juízo de experiência é sintético e que todo juízo analítico é a priori, com exceção de Saul Kripke, que foi pioneiro ao revelar ao mundo a existência do necessário a posteriori e do contingente a priori, corroborando a nossa tese sobre a existência dos juízos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    Ética Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    O princípio regulador da prática moral do Alvissarismo é o método do meio-termo, que pode se estruturar em todos os formatos da existência humana: A prática moral e existencial de não extremismo: um caminho de moderação, equilíbrio e harmonia entre os opostos. O meio-termo entre as visões filosóficas, políticas, econômicas e religiosas; ou seja, entre a Esquerda e a Direita, o Alvissarismo representa o Caminho do Meio. Uma explicação da Angelitude ; um estado onde fica óbvio que todas as dualidades (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    Teoria Geral da Insciência.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    A Ciência não tem a explicação para tudo, o seu raciocínio lógico não consegue abarcar a totalidade das coisas, dos fatos e dos significantes. Em verdade, a parte das coisas, dos fatos e dos significantes que a Ciência tem acesso é apenas a ponta do iceberg. A parte submersa é então a Insciência, isto é, o conjunto de coisas, fatos e significantes aos quais a Ciência não tem acesso por estarem além dos limites da origem do Logos. Nisto consiste a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    Informe sobre el Centro de Documentación Kantiana.Dulce María Granja de Castro de Probert - 2004 - Endoxa 1 (18):521.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Towards an evaluation of the normalisation thesis on identity of proofs: The case of church-Turing thesis as Touchstone.Tiago de Castro Alves - 2020 - Manuscrito 43 (3):114-163.
    This article is a methodological discussion of formal approaches to the question of identity of proofs from a philosophical standpoint. First, an introduction to the question of identity of proofs itself is given, followed by a brief reconstruction of the so-called normalisation thesis, proposed by Dag Prawitz in 1971, in which some of its core mathematical and conceptual traits are presented. After that, a comparison between the normalisation thesis and the more well-known Church-Turing thesis on computability is carried out in (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    Julius Bahnsen (1830-1881), filósofo do desespero heroico.Thiago de Souza Salvio - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):540-554.
    Tradução de Julius Bahnsen, Philosopher of Heroic Despair, 1830-1881 artigo originalmente publicado no periódico norte-americano The Philosophical Review, Vol. 41, No. 4 (Jul., 1932), pp. 368-384. O tradutor gratifica a disponibilidade da Duke University Press.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000